terça-feira, 8 de março de 2011

Igreja do Pilar - NOSSA SENHORA DO PILAR .

A Igreja do Pilar foi construída em 1714
 pelo Capitão Mor Antônio Corrêa de Lemos e abençoada por Frei Pacífico, no dia 25 de março deste mesmo ano, sendo hoje o principal marco religioso da cidade de Ribeirão Pires e um dos importantes (mas abandonado )monumentos da história religiosa no Brasil. A Capela do Pilar apresenta hoje uma linda escadaria,
 que faz lembrar em muito as escadarias das capelas e igrejas de Portugal.(eu me pergunto,será ?? segundo as fotos não tem como negar,está abandonada! )
Já se comenta, entre os religiosos, que nesta longa escadaria ainda vai passar grande número de fiéis que por ela irão subir de joelhos, (com uma foice na mão, desmatando o que a foto está mostrando )em reconhecimento a Nossa Senhora do Pilar pelas graças alcançadas. Vale a pena ser visitada.

 A Igreja nos dia de hoje está abandonada com mato crescendo ao seu redor.
mato crescendo até na torre da Igreja...


veja a condições que se encontra a cruz,que simboliza o marco da igreja,rodeada de mato,abandonada,
,só existem  manutenção da igreja só nos dias de festas da Santa..
a escada que daria acesso a Igreja ,está tomada de mato.
a rua que dá acesso, também está em péssima condições,
e para terminar esta matéria em fotos..veja só o descaso aqui cometido...estas fotos mostram onde deveria estar o cemitério que segundo constam,eram enterrados os escravos e pessoas que morriam na época..



no fundo da Igreja..um lugar que segundo soube é profanado, porque nos dia de festa serve para colocar barracas e as pessoas que aqui transitam,nem sabem disto..que coisa em!!
A Festa de Nossa Senhora do Pilar já é tradicional na cidade e reúne pessoas de toda a região do Grande ABC e do Estado de São Paulo. A cada ano cresce o turismo religioso,((que pelo que estamos vendo só em época de evento da Santa )) com a presença de mais e mais pessoas que vem participar das festividades e conhecer mais este importante ((e abandonado ))marco histórico religioso...

vou ficar de olho,para ver se a Prefeitura de Ribeirão Pires vai tomar alguma providencia...!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário