domingo, 6 de março de 2011

Estrada Velha de Santos.





Quem só conhece as curvas da estrada de Santos pela famosa canção da dupla Roberto e Erasmo Carlos, não pode deixar de desvendar as belezas e mistérios de uma das mais nostálgicas rodovias do País. Após 12 anos de interdição, a Estrada Velha de Santos foi reaberta à visitação em abril de 2004 e desde então recebe os turistas para passeios a pé, no projeto denominado Ecoturismo Caminhos do Mar. Como a região está situada no Parque Estadual da Serra do Mar, uma área de proteção ambiental, as incursões devem ser agendadas com a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A), responsável pelo roteiro.

estrada velha de santos

Passeio compreende todo o trecho de serra da Estrada Velha

O trajeto é auto-guiado com a presença de monitores em pontos estratégicos e compreende todo o trecho de serra da Estrada Velha, na divisa entre os municípios de São Bernardo do Campo e Cubatão. A caminhada pela estrada pode ser feita das seguintes formas:

1. Caminhada Completa: são 16 km, sendo 8 km de descida e mais 8 km de subida. É recomendada às pessoas com bom condicionamento físico e que tenham costume com longos percursos, pois a subida é pesada. Entre subida e descida o tempo estimado é de 6 horas.

 2. Meia Caminhada: são 8 km, sendo 4 km de descida e mais 4 km de subida. Nesse percurso o visitante vai até a metade da estrada, onde estão todos os monumentos e os melhores mirantes para a Baixada Santista. O percurso é recomendado para crianças, idosos, e pessoas com pouco costume de caminhadas. Entre subida e descida o tempo estimado é de 4 horas.

Seja qual for o tipo do passeio escolhido, além de apreciar o charme e a vista deslumbrante da estrada Velha, os visitantes terão a oportunidade de conhecer detalhes de uma das mais ricas biodiversidades do planeta - a mata atlântica -, sem deixar de lado passagens marcantes da história brasileira e um rico patrimônio arquitetônico. 

Inaugurada em 1844, a via recebeu a denominação de "Estrada da Maioridade", em alusão à emancipação de D. Pedro II. Por ela transitavam carroças e diligências, que faziam a conexão entre a Baixada Santista e o Planalto Paulista. Sobre o leito dessa estrada foi construído, em 1917, o Caminho do Mar, obra que recebeu a primeira pavimentação em concreto da América Latina, possibilitando o tráfego de automóveis, ônibus e caminhões entre São Paulo e Santos.

Caminho do Mar corta trechos da primeira via aberta para conectar o litoral à capital paulista: a Calçada do Lorena, uma estrada construída em 1792, com pedras, considerada uma verdadeira jóia da engenharia. Por ela, D. Pedro I voltou de Santos, no dia 7 de setembro de 1822, para ganhar as margens do rio Ipiranga, onde emitiu o famoso grito, declarando a independência do País em relação a Portugal.

Em relação à arquitetura, ao longo do caminho há edificações históricas projetadas pelo arquiteto Victor Dubugras, a exemplo do Cruzeiro Quinhentista, alusivo à chegada dos portugueses no litoral vicentino e às primeiras vias de ligação entre a região e o Planalto Paulista.

 padrão do lorena

Padrão do Lorena está num dos pontos de cruzamento da Estrada Velha com a Calçada do Lorena

rancho da maioridade

Rancho da Maioridade era ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos

No quilômetro 47,2 encontra-se o monumento Padrão do Lorena, num dos três pontos de cruzamento da rodovia com a Calçada do Lorena. O Padrão do Lorena é formado por um paredão de pedra, com escadarias, um belo painel de azulejos e um arco de abrigo. Duzentos metros adiante situa-se o Rancho da Maioridade, ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos, O prédio relembra a antiga Estrada da Maioridade, reproduzindo símbolos da autoridade de D. Pedro II, como as armas do Império com seu escudo e esfera armilar. Na curva onde se encontra, foi preservado o piso em macadame da estrada original.

 pouso de paranapiacaba

Vista do Pouso de Paranapiacaba

Situado no quilômetro 45, está o Belvedere Circular, outro ponto de intersecção com a Calçada do Lorena, e no km 43, onde termina a Serra do Mar, encontra-se o Pouso de Paranapiacaba. Nesta bela casa de pedra, que representa a época moderna, a era rodoviária, há um painel de azulejos retratando um mapa rodoviário do estado de São Paulo, com estradas que nem ao menos existiam, demonstrando a visão de futuro de seus idealizadores.

Não muito longe do Pouso de Paranapiacaba está o Monumento do Pico. Construído na mesma época dos demais mencionados, marca o início do trecho de serra da antiga Calçada do Lorena.
no percurso da estrada deparamos com a Represa Bilings..onde o turista pode para o seu carro e desfrutar de uma boa pescaria ..


e tem ainda espaço para caminhadas e passeio de bicicletas!!






e para animar quem acha que andar de bicicleta cansa.eis aqui o amigo Rafael,e o amigo Laerte mostrando que a vida
sim..vale a pena viver na sua plenitude,



 lição de vida que estes dois amigos nos dão!!



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