Corpo de Bombeiros:
não poderia jamais começar esta homenagem aos grandes homens desta honrada corporação chamada Corpo de Bombeiros,sem antes parabenizar minha amiga bombeira,Alanir Torres pelo seu dia,Dia do Bombeiro....
No dia 02 de julho comemora-se o dia do bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar.
A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cento e cinquenta e dois anos de existência.
Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.
Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão, até chegaram ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.
Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.
A profissão de bombeiro é muito bonita e deveria ser mais valorizada, pois colocam suas vidas em perigo para salvar a vida de outras pessoas.
Além de servirem para apagar fogo, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, etc.
O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do país. E não é para menos.
Como não admirar a coragem, a bravura, a determinação e ousadia dos seus soldados ao enfrentar incêndios nas matas, em arranha-céus... além da inteligência e sangue-frio no salvamento de suicidas, resgate de feridos e cuidados especiais em acidentes.
Mas o Corpo de Bombeiros não é só isso. É muito mais. É uma história que começa com o Código de Hamurabi, século XVII a.C. e que continua sendo contada até hoje. E ainda o será por muitos séculos que ainda há por vir. Os bombeiros geralmente são subordinados à defesa civil de cada estado. É comum fazerem parte da Polícia Militar, o que deixou de ser obrigatório desde 1997.
Um precursor muito antigo do atual código de leis dos bombeiros é o famoso Código de Hamurabi, um conjunto de normas criadas pelo imperador babilônico Hamurabi, no século XVII a.C.
Um grupamento destinado a combater incêndios só veio a existir, segundo registros, em
Em 1851 foi criado o primeiro Corpo de Bombeiros profissional em Berlim, Alemanha.
No Brasil, o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte, em 1856, foi nossa primeira versão para uma brigada deste tipo, baseada em um modelo francês, utilizado por Napoleão no século XIX. Hoje, chama-se Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CB PMESP) é um Grande Comando da PMESP, cuja missão primordial consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado de São Paulo.
Ele é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988, assim como os demais membros daPolícia Militar do Estado de São Paulo.
É dessa época este carro-pipa ao lado, com capacidade para mil litros.
O trabalho voluntário de bombeiros surgiu no Brasil em 1892,
Antes de dar alarme falso, procure se certificar que há realmente um incêndio, mas não se arrisque. Procure ficar a uma distância segura para detectar o que está queimando e a extensão do fogo.
Só então chame os bombeiros, pelo número 193. Se puder, acione algum alarme.
Desligue a eletricidade e alerte as pessoas que possam estar no local. Retirem-se, caso não possam combater o fogo, não esquecendo de deixar as portas e janelas fechadas - mas nunca trancadas. Não use o elevador: a energia pode ser cortada a qualquer momento e não seria muito recomendável estar num elevador nesse momento. Do mesmo modo, pode ser bem desagradável pegar um elevador e ele abrir justo no andar que estiver em chamas.
EM CASO DE EMERGÊNCIA , FIQUE CALMO. Mantendo a calma, identifique-se fornecendo INFORME CORRETAMENTE O ENDEREÇO |