Santana de Parnaiba ....
Santana de Parnaiba...
Entrada do Municipio ..
Entrada do Municipio ..otimo para uma parada e tirar belas fotos..
Rio Tiete
continuação... Rio Tiete ....
Centro Histórico.
Fotos do interior da Igreja Matriz...
Em 1580, Susana Dias, neta do cacique Tibiriçá, juntamente com seu filho, Capitão André Fernandes, funda uma fazenda à beira do rio Anhembi (atual rio Tietê), a oeste de São Paulo, próximo a cachoeira denominada pelos indígenas de "Parnaíba" (lugar de muitas ilhas).
Devido a sua posição estratégica no vale do rio Tietê, torna-se ponto de partida dasbandeiras que seguiam rumo ao Oeste Paulista e ao Mato Grosso e em 1625 o povoado é elevado à condição de vila, com a correspondente criação do município.
No século XVIII, a vila entra em decadência devido ao fim das bandeiras. O isolamento geográfico da vila provocado pelas quedas de água do rio Tietê e pelo relevo acidentado de seu território fazem que a vila não figure nas rotas de comércio e colonização que ligam São Paulo às nascentes cidades de Jundiaí, Sorocaba eItu.
Em 1901, a Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa é inaugurada no Rio Tietê mas não é suficiente para revitalizar a cidade, que perde grande parte dos seus territórios para seus antigos distritos de Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Barueri ao longo do século XX.
A partir da década de 1980 o município volta a ganhar dinamismo econômico com a melhoria das ligações rodoviárias com o restante da Grande São Paulo e com o impulso provocado pela implantação de diversos condomínios residenciais, notadamenteAlphaville
Monumento aos Bandeirantes.Entrada do Municipio ..
Entrada do Municipio ..otimo para uma parada e tirar belas fotos..
Rio Tiete
continuação... Rio Tiete ....
Centro Histórico.
Fotos do interior da Igreja Matriz...
Coreto praça da Matriz
Bens tombados
- Centro Histórico (século XIX) [7]
- Capela Nossa senhora da Conceição, Morro do Voturuna (1687)
- Museu Histórico e Pedagógico Casa do Anhanguera, Praça da Matriz, 9 (início do século XVIII)
- Casa da Cultura "Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo", Sobrado do Anhanguera, Praça da Matriz, 19 e 25 (século XVIII)
- Morro do Voturuna, Estrada Capela Velha
- Árvore centenária, entre a ponte sobre o Rio Tietê e o Centro Histórico
- Morro do Major
- Capela do Suru, Estrada do Suru
- Andarilhofotográfico@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário